Questão2015Redação
(ENEM PPL - 2015)
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A escolha profissional passava necessariamente por essa ideia de frequentar um curso de qualidade, que dava uma excelente cultura geral e preparo adequado para exercer uma profisso que era reputada como digna e prestigiada, fosse ela exercida por homens ou por mulheres. A figura da mulher que lecionava era bem aceita e apontada s moas como exemplo de honestidade e ideal a ser seguido. O mesmo acontecia com o professor. A famlia tinha a figura da professora e do professor em grande considerao e estes detinham um prestgio social que estava em claro desacordo com a remunerao salarial percebida. Eles desfrutavam um prestgio advindo do saber, e no do poder aquisitivo.
ALMEIDA, J. S. D. Mulher e educao: a paixo pelo possvel. So Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)
TEXTO II
Disponvel em: http://www.sinpro-rs.org.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).
TEXTO III
O estatuto social e econmico a chave para o estudo dos professores e da sua profisso. Num olhar rpido temos a impresso que a imagem social e a condio econmica dos professores se encontram num estado de grande degradao, sentimento que confirmado por certos discursos das organizaes sindicais e mesmo das autoridades estatais. Mas, cada vez que a anlise mais fina, os resultados so menos concludentes e a profisso docente continua a revelar facetas atrativas. evidente que h uma perda de prestgio, associada alterao do papel tradicional dos professores no meio local: os professores do ensino primrio j no so, ao lado dos procos, os nicos agentes culturais nas aldeias e vilas da provncia; os professores do ensino secundrio j no pertencem elite social das cidades.
(NVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NVOA, A. (Ed.).Profisso professor. Porto: Porto Editora, 1995. Adaptado).
TEXTO IV
Disponvel em: http://www.sinprodf.org.br. Acesso em: 26 jun.2015.
PROPOSTA DE REDAO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lngua portuguesa sobre o temaO histrico desafio de se valorizar o professor, apresentando proposta de interveno que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUES PARA A REDAO
O rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.
O texto definitivo deve ser escrito tinta preta, na folha prpria, em at 30 linhas.
A redao que apresentar cpia dos textos da Proposta de Redao ou do Caderno de Questes ter o nmero de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
Receber nota zero, em qualquer das situaes expressas a seguir, a redao que:
4.1. tiver at 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada texto insuficiente.
4.2. fugir ao tema ou que no atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificao no espao destinado ao texto.